Televendas: (31) 3329-3500

Brasil chega a 7º lugar em exportação mundial de chocolate

Em 2021, estimativa de faturamento da indústria foi de R$13 bilhões

O Brasil é um grande exportador mundial. Sendo um país de dimensão continental, é reconhecido por oferecer muitos produtos ao mercado externo. Em 2021, o produto da vez foi o chocolate. Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Brasil é o 7º maior produtor de cacau do mundo e ocupa também a 7ª posição entre os maiores exportadores do produto e seus derivados.

Informações recentes da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) indicam que o volume de toneladas de chocolate exportado pelo Brasil foi de 33,521 mil, além de 54,756 mil toneladas de derivados do cacau. Toda essa exportação gerou US$ 226 milhões de dólares a toda a cadeia de produção brasileira.

O principal destino do chocolate brasileiro é a Argentina. Em seguida aparecem os Estados Unidos e o Chile. Ainda segundo a ApexBrasil, o cacau fino produzido na Amazônia é considerado um dos melhores do mundo. O reconhecimento é internacional e, somente em 2021, três produtores de cacau brasileiros foram premiados entre os 50 melhores do mundo no Cocoa of Excellence Awards.

Estudos nacionais

A indústria do chocolate tem recebido a atenção de pesquisadores brasileiros. Em 2017, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou uma pesquisa intitulada “A indústria de chocolate, amendoins e balas no Brasil e suas interações com o comércio internacional”, em que discute pontos importantes para toda a cadeia de produção envolvida no processo do chocolate e produtos relacionados no país.

Segundo os pesquisadores envolvidos no documento da FGV, a produção mundial saltou de 2,53 milhões de toneladas em 1990 para 4,47 milhões em 2016, representando um crescimento total de 76,4%, e, em média, de 2,21% ao ano. Com isso é possível entender a centralidade do produto e sua importância para o desenvolvimento nacional.

Previsões da indústria

As fábricas de chocolate estão se recuperando da pandemia. Na páscoa, melhor período para a indústria, houve um pequeno aumento em relação ao ano anterior. Por isso, as expectativas são positivas. As empresas de atacado e varejo em Minas Gerais são um exemplo disso. Em meio a uma turbulência, a venda de produtos derivados do cacau segue firme e dá intensos sinais de recuperação.

Toda essa discussão de desenvolvimento passa por nossas considerações aqui na Castelo das Balas, mas o que a gente gosta mesmo é de chocolate! Nossa paixão são os doces de todos os tipos e, por isso, aqui você encontra de tudo. Por isso, entre em contato com a gente para consultar nossos produtos!

OUTROS PRODUTOS