O fim do ano traz o espírito de festa e confraternização. Neste período repleto de luzes, união e encontros existem várias tradições que são passadas a cada geração. São nesses costumes que encontramos o famoso “Amigo Secreto” ou “Amigo Oculto”, brincadeiras comuns em festas de Natal, Réveillon e confraternizações empresariais ou de grupo de amigos, consistindo em uma troca de presentes anônima entre os participantes. Famoso entre as famílias e colegas de trabalho em diversos locais do mundo, a prática segue evoluindo e gerando novas vertentes, como por exemplo, o “Amigo Chocolate”, o qual já faz parte do repertório anual de todo brasileiro.
Por dentro da história: de onde vem o “Amigo Oculto”?
Muito conhecido e muito difundido pelo mundo, todos sabemos executar um bom amigo oculto, seja o tradicional ou em suas vertentes. Mas, você sabe de onde vem essa tradição? A verdade é que não se sabe ao certo qual a origem exata desse costume, mas existem várias suposições de suas inspirações e influências, que vão desde a Roma Antiga até a Escandinávia!
Alguns acreditam que a tradição do amigo oculto remonta à Roma Antiga, durante a celebração da festa do Deus Saturno, conhecida como “Saturnália”. Nessa época, presentear mutuamente anonimamente era comum, uma maneira de celebrar a generosidade e a amizade. Outras fontes sugerem que a prática pode ter se originado de uma tradição escandinava, evoluindo para se tornar uma tradição na Suécia e Noruega chamada “Julklapp”, simbolizando a troca de presentes de maneira secreta.
Outra referência, um pouco mais mágica, sugere que o amigo oculto se inspirou nos contos de São Nicolau, o mesmo que deu origem ao Papai Noel. A prática de presentear anonimamente seria, segundo essa ideia, derivada da bondade de São Nicolau, que discretamente deixava presentes para as pessoas mais necessitadas.
“Amigo Chocolate”, um presente doce e carinhoso
Um chocolate sempre é bem-vindo! E nessa tradicional festividade, os doces são protagonistas. Uma das vertentes mais famosas do amigo secreto sem sombra de dúvidas é o “Amigo Chocolate”, que apesar do nome não se limita apenas a esse tipo de doce.
Os doces sempre foram formas simples e bastante carinhosas de demonstrar afeto a familiares, amigos e interesses românticos, pois nesta época do ano eles são a melhor opção para se presentear. Por isso, o “Amigo Chocolate” se tornou tão popular entre os brasileiros, que, sem gastar muito, conseguem dar aquela famosa “lembrancinha” de fim de ano para as pessoas que admiram.
Da mesma forma que o Amigo Secreto, o “Amigo Chocolate” também consiste em um sorteio que só é revelado no dia da confraternização. Mas ao invés de abranger todos os tipos de presentes, neste caso, a lembrança vem em formato de doces dos mais variados tipos. Há aqueles que optam pelas cestas de chocolates, outros pelas barras e tem até os que entram no clima e presenteiam com doces temáticos, deixando a brincadeira divertida para todos os participantes.
Neste contexto, o Castelo das Balas tem um papel fundamental: levamos a alegria e a variedade dos nossos doces para as celebrações de fim de ano. Temos orgulho de fazer parte de uma festividade tão mágica, que celebra a união, a amizade e o carinho entre as pessoas. Por isso, não se esqueça, se estiver precisando adoçar a vida de alguém nesse fim de ano, pode contar conosco!