Macias, divertidas e de diversos formatos, as balas de goma fazem sucesso em todo o mundo desde o século passado. Elas foram criadas, como conhecemos e consumimos hoje, no século XX, na Alemanha, pelo confeiteiro Hans Riegel (fundador da famosa empresa de doces Haribo). Nesta época, a Haribo era apenas uma empresa local operando em uma pequena cozinha, com poucos recursos e distribuição de seus doces feita pela esposa de Hans em uma bicicleta pela cidade de Bonn.
Com a falta de sucesso, o confeiteiro decidiu trazer um produto inovador. Diferente das balas duras que produzia, Hans decidiu fabricar um produto à base de gelatina e suco de frutas, tornando as balas macias e maleáveis para distribui-las em um formato mais divertido: o de ursos. O animal foi escolhido pela tradição de ursos dançarinos (Tanzbär), famosos em festivais europeus, e isso acabou auxiliando na popularização local de seu produto, que posteriormente encantou o mundo todo.
Mas, vale ressaltar, que por mais que Hans Riegel seja creditado pela criação das balas de goma, há registros de outros doces gelatinosos há séculos, por exemplo, o Manjar Turco e outros doces japoneses a base de arroz.
A fama das balas de goma
Após o sucesso absoluto da Haribo com os chamados “Gummy Bears”, as balas de goma ganharam o coração de crianças e adultos ao redor do mundo. Ao longo dos anos, empresas de doces fabricaram os mais diversos sabores e formatos deste doce que foi presente na infância de tantos.
Se engana quem achou que o impacto das balas de goma foi apenas no ramo alimentício, dentro da cultura pop, o doce divertido ganhou sua notoriedade sendo citado em diversas mídias e ganhando até mesmo um desenho da Disney em 1985 chamado “Os Ursinhos Gummi”. Mas, talvez o auge do sucesso das referências às balas de goma na cultura pop seja a música “The Gummy Bear Song” que conta com mais de 2 bilhões de visualizações no YouTube, provando que as balas de goma são um sucesso por onde quer que passam.
A fabricação: balas de goma podem ser veganas?
Desenvolvidas de diversas formas e geralmente por engenheiros, químicos e técnicos alimentícios, estas balas são produzidas em grande escala em fábricas. Geralmente são feitas a base de gelatina (assim como em sua popularização no século XX), que tem origem animal em sua composição. Portanto, podendo decepcionar vários consumidores, principalmente os afetivos, em sua maioria as balas de gomas não são veganas.
Mas nem tudo está perdido! Há outras formas de se fazer esse doce tão amado ao longo dos anos, e o uso da pectina é uma das alternativas para os veganos. A Pectina é uma fibra solúvel que pode ser encontrada em frutas e verduras como a maçã e a beterraba, usada para fazer um gel viscoso muito semelhante às gelatinas. E com o aumento do movimento vegano, tem se tornado cada vez mais fácil achar balas que sejam desenvolvidas com o uso dessa substância sendo comercializadas.
Então, basta observar o rótulo de sua bala de goma preferida e se deliciar sem culpa ao escolher uma que não tenha origem animal em sua composição!
Mas lembre-se: o Castelo das Balas tem uma grande variedade de guloseimas e aqui você encontra sua bala de goma preferida!