Os pirulitos são balas espetadas em palitos, extremamente populares em muitos países. São feitos com açúcar misturados a essências, e podem ser encontrados em uma ampla variedade de sabores, incluindo frutas, menta e chocolate. Pelo formato redondo e similar a uma bola de futebol, o doce foi inicialmente chamado de Gol.
QUAL A ORIGEM DO PIRULITO?
A origem exata dos pirulitos é desconhecida, mas acredita-se que eles tenham surgido na Europa, no século XVIII pelas mãos do confeiteiro Enric Bernat Fontlladosa, de Barcelona. Foi dele a ideia de espetar balas de caramelo em palitos, para as crianças não sujarem as mãos. Apesar dos sócios não aprovarem a invenção, Enric adquiriu todas as patentes que pudessem se tornar concorrência e decidiu dar continuidade ao invento sozinho.
Somente em 1962, após contratar uma agência de publicidade, a invenção do confeiteiro espanhol passou a ser chamado de Chups. O jingle usado para promover o doce popularizou o nome Chupa Chups, que logo depois se tornou o nome oficial.
SALVADOR DALÍ CRIOU A IDENTIDADE VISUAL
Enquanto Enric idealizou o doce, a identidade visual foi responsabilidade do pintor surrealista Salvador Dalí, amigo do confeiteiro. O artista usou um jornal como rascunho e criou o logotipo da marca do doce mais famoso do mundo.
Originalmente vendidos em feiras e festivais, os pirulitos eram uma opção de doce acessível para as pessoas. Com o tempo, as receitas e os processos de produção dos pirulitos foram refinados, e eles se tornaram um doce popular em todo o mundo.
Hoje em dia, os pirulitos são feitos com uma variedade de sabores e são muito apreciados por crianças e adultos. Eles são populares em festas e eventos, especialmente para crianças, e também são uma guloseima popular em viagens e atividades ao ar livre.
Além do sabor, os pirulitos também são versáteis e podem ser usados em uma variedade de receitas de sobremesas, como bolos e tortas. Eles também são um ótimo adorno para sobremesas e podem ser usados para decorar bolos e cupcakes.